Twitter response:

Economia doméstica: 5 dicas para ensinar seus filhos a lidarem com dinheiro

Olá papais e mamães, como estão? Economia doméstica ainda é um assunto pouco tratado em nosso país, mas é de extrema importância que ensinemos nossos filhos a lidar com o dinheiro desde pequenos. Dessa forma eles se tornarão adultos mais responsáveis com suas finanças.

Separamos algumas dicas que irão ajudar vocês a introduzirem estas práticas em suas rotinas, vejam:

 

1 – Não cedam a todos os pedidos

É muito importante fazer com que as crianças entendam que nem tudo está ao alcance delas! Quando as levarem ao mercado, shopping ou em qualquer outro passeio, evitem satisfazer todos os pedidos dos pequenos. Expliquem que cada coisa tem seu valor e que o dinheiro deve ser gasto, na maioria das vezes, com prioridades. Ideal é fazer com que elas escolham um ou outro item e decidam por si mesmas, quais terão condições de levar.

2- Controlem o dinheiro que elas recebem

Uma boa forma de fazer com que as crianças aprendam a lidar com o dinheiro é estabelecer uma mesada e ensiná-las a usar a quantia de forma correta. Nada de ficar dando dois reais por aqui, cinco por ali ou dez acolá. Um valor fixo e mensal as ensinam a lidar com quantias sem cometer excessos.

3- Ensinem o valor do trabalho

É muito importante que os pequenos saibam que dinheiro não caí do céu e que para conquistar as coisas é necessário muito trabalho e dedicação! Uma boa dica é aproveitar o momento em que os filhos nos pedem alguma coisa para fazê-los conquistar tal pedido. Peçam ajuda com as tarefas de casa, ou dedicação total ao estudo como forma de troca, assim eles percebem que nem tudo vem fácil e dão mais valor às pequenas coisas.

4 – Apresentem as despesas aos seus filhos

Ensinem as crianças que cada coisa tem seu gasto e que para a manter a casa, pagar a escola, os passeios e as roupas é necessário administrar bem o quanto ganhamos. Deixem que eles participem dos balanços mensais, mostrem a eles quanto custa a conta de energia e os ensinem a calcular despesas. Dessa forma os pequenos aprendem a priorizar o que é necessário e já conseguem entender a administração de um lar.

5 -Dêem o exemplo

Talvez esta seja uma das lições mais importantes! Nossos filhos reproduzem aquilo que eles veem em nós. Por isso, ter pulso firme e mostrar às crianças que vocês também lidam bem com o dinheiro é a melhor forma de fazê-los aprender.

Economia doméstica pode ser um assunto meio chato, mas se quisermos que nossos filhos tenham uma vida econômica sadia e saibam lidar com o dinheiro, ensiná-los é essencial! Sigam estas dicas e boa sorte! Continuem acompanhando nosso site e não percam nenhuma novidade! Nós da Ortopasso estamos prontos para ajudar a vocês e seus pequenos!

Acompanhem sempre o nosso blog e a nossa página do facebook para mais dicas valiosas e curta muito a experiência magnífica que é cuidar e educar crianças!